a fé sorri das impossibilidades?

sexta-feira, 16 de julho de 2010








meios de comunicação como facebook, mesenger, orkut, twitter e outros, mostram muito do que seus usuários pensam. eu os uso como uma espécie de termômetro para tomar conhecimento de como anda o pensamento dos meus “amigos virtuais”. hoje fui surpreendido por uma avalanche de endossamento da seguinte frase: “a fé sorri das impossibilidades”.

tive a curiosidade de pesquisar a respeito da frase e descobri que ela se original de um texto escrito por leonard ravenhill, escritor e evangelista cristão britânico que focalizava em assuntos como oração e avivamento. em seu texto, a fé ri das impossibilidades, ravenhill utiliza o título como uma ironia a forma como a fé é compreendida por muitos religiosos. por ser um escritor cristão profilático – um escritor que prevê os possíveis problemas em comunidades cristãs e escreve acerca deles – ele trava o assunto com extrema maestria.

ravenhill discorre dizendo:

“a oração de um crente pode tornar-se um ritual. o lugar da oração é mais do que território onde atiremos todas nossas ansiedades, preocupações e temores. o lugar da oração não é um lugar para deixar cair uma lista de compras diante do trono de um Deus com infinito suprimento e ilimitado poder. eu creio que o lugar da oração não seja somente um lugar onde eu perca meus fardos, mas também um lugar onde eu receba um fardo. ele compartilha meu fardo e eu compartilho a Seu fardo. "Meu jugo é suave e meu fardo é leve". para conhecer este fardo, devemos ouvir a voz do Espírito. para ouvir esta voz, devemos calar e saber que Ele é Deus.”

seu texto endossa verdades que minha leitura das Escrituras e iluminação do Espírito me levou a compreender. eis duas delas:

- a fé não é uma espécie de amuleto cristão.

no judaísmo, o “chamsa” é um talismã com simbologia cabalística para proteção do ambiente. a mão aberta é um símbolo de generosidade e um gesto de paz. os peixes significam fartura e prosperidade para seu lar ou negócio. o olho representa o olhar de D’us, sua onipresença. muito judeus não reformados ainda acreditam na proteção traga por esse talismã.

no cristianismo, a oração não é um talismã com simbologia mística para a obtenção de desejos e realizações de grandes feitos – ante as impossibilidades.  não é bíblica a idéia de ser a oração um amuleto que nos dará tudo o que pedirmos.

“eu tenho fé e todas as impossibilidades serão ultrapassadas”. essa frase pode fazer parte do escopo da auto-ajuda, mas não do cristianismo.

- o agente é Cristo, não a fé.

note algo! mesmo Cristo dizendo inúmeras vezes que a fé de um indivíduo o havia curado, o agente da cura era a fé? qual dos dois é o agente?

é comum que haja confusão entre meio e agente. por acreditarem em Cristo (fé > meio) as pessoas eram curadas (poder de Cristo > agente). no que isso muda nossa compreensão? não podemos afirmar que a fé sorri das impossibilidades, porque não é esse o papel da fé. devemos afirma que em meio às impossibilidades, confiamos na soberania de Cristo pela fé.  

experimente retroceder centenas de anos. vá até o limite dos portões da cidade de hus. lá você irá encontrar coberto de cinzas e com enormes feridas, o homem mais íntegro e reto da época – palavras do próprio Senhor.  se dirija em sua direção e diga animadamente: a fé sorri das impossibilidades! o que acha que ele responderia?

talvez você entenda por esse esquema:

jó > o homem mais íntegro e reto > o homem com tamanha fé a ponto de passar por terríveis provações (impossibilidades) e não amaldiçoar o nome do Senhor.

impossibilidades > filhos mortos, terras perdidas, casa destruída, saúde em degradação e “amigos” o infortunado.

possivelmente jó respondesse a você:

- sua compreensão acerca de fé esteja comprometida. experimente estar em minha situação e pensar da mesma forma.

você diria:

- jó! como devo entender a fé então?

ele explicaria a você:

- entenda que a fé é a confiança no Senhor Jesus Cristo. ela não exclui a possibilidade de você não enfrentar impossibilidades – assim como estou passado – e não sair delas. ela diz que mesmo em meio às impossibilidades – e o não “vencimento” delas – você continuaria a confiar do Senhor Jesus Cristo. fé significa confiança no Senhor, não um talismã contra impossibilidades. 


testificando tanto a judeus como a gregos o arrependimento para com Deus e a fé em nosso Senhor Jesus [Cristo]”. at 20.21


michael l.

para entender mais?
leia o texto > sofrer | http://bit.ly/csEqiZ

shalom  shabbat!

3 comentários:

Lya disse...

Amei!!! Estava com saudade de seus textos lindo.

Dalila disse...

Gostei muito do texto!
Certamente bastante produtivo pra quem o leu...
Continue escrevendo
Abraços

Allan Leite disse...

Cara, a percepção dessas duas verdades é fantástica. Na verdade, elas estão bem na nossa cara (acho que por isso não as vemos nem damos importância).
Muito bom, gostei do post.
Abraços!

Postar um comentário